<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quinta-feira, julho 26, 2007

Dolce Vita 



Após longo interregno das Crónicas de ‘Um’ Vagamundo, retomamos a viagem em Aguas Calientes. Se não conseguir uma Dolce Vita no “mínimo deliciosa”, espero que seja no mínimo sugestiva.

Saindo dos trilhos enveredamos pelos sabores. Penetrando as ruas de Aguas Calients já de noite, a maioria oferece aos olhos dos turistas luzes coloridas como chamarizes irresistíveis para mais uma valente dose de souvenir shopping ou numerosos reclames convidando à prova da célebre (entre peruanos) e única Inka Cola – não é para todos os paladares. No fundo, nada mais do que sinais dos tempos da globalização só que cada país obedece às suas próprias nuances e puxa a brasa à sua sardinha. Também em Portugal abundam os reclames a uma qualquer bebida tipicamente nacional.

Nós procuravamos algo que não se limitasse ao simples “proveito” de esvaziar a carteira, mas com isso acalentar e bem os nossos estômagos. O objectivo da nossa busca duma novidade culinária estava bem definido: alpaca. Rapidamente encontramos o lugar perfeito para um serão perfeito.

Um bufete com variados tipos de saladas, de confecção simples mas composto de saborosos ingredientes e temperos. O mais curioso foi encontrar uma parilla tipicamente andina ainda alimentada a cavacos de madeira (e não a gás canalizado ou carvão tratado) dominando o centro da sala e, obviamente, o centro das atenções de qualquer um que venha a descobrir esta raridade. Daqui saiu directamente para a nossa mesa um delicioso, generoso e suculento bife de alpaca. E sublinho o susulento sem desmérito do delicioso. Para quem seja bom garfo, nada como dizer: é de comer e chorar por mais para se alcançar o prazer de degustar mais esta pérola gastronómica andina.

Para apurar o paladar, e juntar mais um prazer terreno ao banquete, um bom vinho chileno, já que o Peru não é conhecido por produzir bom néctar dos deuses. Haviam-nos despertado a curiosidade para o Undurraga, seguimos a sugestão e não nos arrependemos.

Suficientemente sugestivo?

A. Narciso @ quinta-feira, julho 26, 2007

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer