<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, abril 11, 2006

Quadro e Lugar da Semana LIV 

Esta semana vamos até Colonia del Sacramento no Uruguai. Esta pequena cidade, hoje património mundial da humanidade, foi fundada pelos portugueses em 1680 pelas mãos de D. Manuel Lobo com o objectivo de capturar a prata peruana do porto de Buenos Aires. A Inglaterra, interessada também em controlar o mercado platino, associou-se aos portugueses na fundação de Colonia.

Economicamente essa região era muito importante, principalmente pelo intenso contrabando que se fazia no estuário do Prata, envolvendo tanto navios portugueses como navios mercantes ingleses. Em pouco tempo, Colonia del Sacramento transformou-se em florescente centro de comércio de contrabando representando uma ameaça ao monopólio espanhol na região. Colonia tornou-se assim alvo de constantes ataques dos espanhóis, que consideravam, ainda, a presença portuguesa uma ameaça ao controle do estuário. A região foi disputada palmo a palmo entre portugueses e espanhóis e a Colonia passou várias vezes do domínio de Portugal para o da Espanha e vice-versa.

Hoje, Colónia del Sacramento é uma das mais pitorescas cidades do Uruguai, onde os traços portugueses ainda se encontram bem vincados (imperdível a visita ao Museu português). Não deixar também de se visitar a famosa Calle de los Suspiros a Puerta de la Ciudadela e o Convento de San Francisco.

Nas artes vamos até Montevideo para apreciar o quadro “El viejo Montevideo” do pintor Pedro Figari.

Quadro da semana:


Pedro Figari, El viejo Montevideo
(Uruguay, 1861-1938)


Lugar da Semana:


Colonia del Sacramento, Uruguai

A. Narciso @ terça-feira, abril 11, 2006

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer