sexta-feira, novembro 11, 2005
Hora do Cinema
O filme "O Fiel Jardineiro" é acima de tudo uma história de amor, no sentido lato; o amor por uma mulher, por uma causa e por um continente.
Baseado no "best-seller" homónimo de John Le Carré, Fernando Meirelles (realizador do filme "Cidade de Deus") começa por nos apresentar Justin (Ralph Fiennes), um oficial diplomático do governo britânico, e a sua mulher, Tessa (Rachel Weisz) , uma activista militante. Pouco depois do casamento, Justin é destacado para o Quénia e o casal instala-se em Nairobi.
Uns meses mais tarde, Tessa e o seu amigo Arnold (Hubert Kounde), um médico africano, são encontrados mortos. É precisamente com este crime que a acção do filme arranca, crime este que aos olhos de Justin prova a infidelidade recente da sua mulher, o que leva o pacato diplomata a iniciar uma investigação que o levará a repetir os passos de Tessa.
Aos poucos, vai ficando a conhecer melhor o carácter da mulher e constata que ela estava a investigar a actuação ilegal de várias empresas farmacêuticas que, com a conivência das autoridades inglesas, usavam os quenianos como cobaias para testar uma nova vacina contra a tuberculose.

Ao longo desta jornada, Justin vai descobrindo um continente que desconhecia por completo, arrastando o espectador nesta sua descoberta. De realçar o excelente trabalho de realização de Meirelles, que recorrendo mais uma vez a uma fotografia saturada, ao uso da câmara ao ombro e a uma abordagem quase documental dos espaços consegue mostrar-nos as duas faces de Africa, a deslumbrante beleza natural e a miséria criada pelo homem (bairros de lata nos arredores de Nairobi, lixo e gente, imensa gente).
Quanto aos actores há a registar uma confirmação e uma revelação. Ralph Fiennes, indiscutivelmente o melhor actor britânico da sua geração, repete aqui um registo semelhante ao de "O Paciente Inglês", encarnando de forma genial a figura de um homem recatado, aparentemente indiferente aos problemas que o rodeiam. Há quem diga que é o seu melhor papel de sempre e que muito provavelmente lhe dará uma nomeação ao Óscar. Na minha opinião seria merecida. Já Rachel Weisz revela-se uma actriz dramática de enorme potencial, o que a fez ganhar os inúmeros elogios da imprensa internacional.
Por tudo isto "O Fiel Jardineiro" é muito provavelmente um dos melhores filmes deste Outono. A não perder num cinema perto de si!
Boas Sessões!!!
O Fiel Jardineiro
Título original: The Constant Gardener
De: Fernando Meirelles
Com: Ralph Fiennes, Rachel Weisz
Classificacao: M/16
GB, 2005, Cores, 129 min.