<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, abril 22, 2005

Indie Lisboa 2005 



Arrancou ontem o 2º Festival de Cinema Independente de Lisboa. Até ao próximo dia 1 de Maio o Fórum Lisboa e os Cinemas King vão exibir mais de 130 filmes oriundos dos cinco continentes, entre curtas e longas-metragens. Espera-se que este seja o ano da consolidação do festival. Para além do notório aumento de filmes em exibição, a principal alteração em relação ao do ano passado é realizar-se em dois complexos diferentes, ainda que geograficamente muito próximos (King e Fórum Lisboa em contraposição com o São Jorge do passado ano).

Também a nível de prémios o festival cresceu. Os valores em jogo foram dobrados, pelo que o Indie se tornou num festival muito mais apetecível no circuito internacional. A prová-lo estão as presenças confirmadas de cerca de 50 realizadores nacionais e estrangeiros que apresentarão os seus filmes e estarão disponíveis para sessões de perguntas e respostas.

No que à programação diz respeito, e porque as principais secções se mantêm inalteradas - Competição (primeiras-obras), Observatório (cinema independente contemporâneo essencial), e Herói Independente (este ano, retrospectiva integral do chinês Jia Zhangke e um olhar sobre o novo cinema argentino) - o destaque vai para o "Director's cut", uma nova secção que traz uma versão reconstruída do clássico de guerra "The big red one", de Samuel Fuller.

Na extensa programação do IndieLisboa não faltam propostas de bom cinema, por isso dêm uma olhadela para o cartaz e aproveitem o fim de semana prolongado para passarem por lá.



Ainda no que ao cinema diz respeito, quero chamar a atenção para o filme “Der Untergang”, que finalmente se estreia em Portugal, e que trás até nós os últimos dias de Adolf Hitler e do seu staff no “Führerbunker” em Berlim. Para saberem mais leiam, ou releiam a review que fiz em Setembro de 2004 (clicar aqui).



Nota ainda para o filme “Gegen die Wand” (Head On), que já se encontra em cartaz à uma semana. O filme de Fatih Akin, que venceu o Festival de Berlim 2004, regressou às salas portuguesas após a sua passagem no Festival de Cinema Alemão do passado Fevereiro. Para quem ainda não viu, recomendo não perderem a oportunidade. Para mais informações clicar aqui.

Boas Sessões e Votos de um Bom Fim de Semana

A. Narciso @ sexta-feira, abril 22, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer