<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quinta-feira, abril 28, 2005

Florença - Duomo 

Eis que finalmente chegamos a Florença, considerada como uma das maiores capitais artísticas do mundo, graças à contribuição de escritores como Dante, Petrarca e Maquiavel e de pintores e escultores como Botticelli, Miguel Ângelo e Donatello.



Passear em Florença é sensivelmente igual a percorrer um museu ao ar livre, com uma obra-prima e um artista em cada esquina. É uma cidade que transpira vida a qualquer hora do dia, que esconde segredos em cada ruela, em cada casa, em cada praça. Florença é a cidade das pessoas que vêm a vida com olhos de poeta e com o coração dos amantes. Para estes é quase impossível não se apaixonarem pela capital toscana, uma cidade iluminada de genialidade artística.



Começamos a nossa visita pelo símbolo mais famoso de Florença. Falo do Duomo, com a sua cúpula de tijolo, apenas a quarta maior catedral da Europa e o mais alto edifício da cidade. Esta obra impressionante domina o centro de Florença, acompanhada pelo Baptistério, com as suas portas de bronze, e pelo Campanile, obra projectada por Giotto com 85 metros de altura.



Para além do seu interior de grande beleza, o Baptistério tem como grande atracção as já mencionadas portas de bronze de Lorenzo Ghiberti, construídas para comemorar o fim da peste que havia assolado a cidade. Miguel Ângelo deu-lhes o nome de “Portas do Paraíso”, visto que os dez painéis que a compõem mostrarem diversas passagens bíblicas, como por exemplo a Queda de Jericó e Abraão e o Sacrifício de Isaac.



Após percorrermos, um sem número de vezes, o recinto do Duomo e de nos perdermos a admirar os seus intermináveis detalhes decidimos dar corda aos sapatos e subir as mais de quatrocentas escadas que nos separavam da sua cúpula (91 metros de altura). Para além de ser cansativo, como podem imaginar, as passagens são muito estreitas o que torna algo penosa a subida ao ponto mais alto da cidade. Mas valeu a pena pois a vista é simplesmente sublime, como podem comprovar pelas fotografias. E é com elas que vos deixo por hoje.


San Lorenzo


Palazzo Vecchio


Piazza della Repubblica


Campanile

A. Narciso @ quinta-feira, abril 28, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer