<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, fevereiro 01, 2005

II Festival de Cinema Alemão 

Arranca na próxima quarta-feira o 2º FESTIVAL DE CINEMA ALEMÃO, festival este que só irá terminar no próximo dia 9 de Fevereiro. Durante estes dias irão desfilar pela capital portuguesa alguns dos melhores filmes alemães do ano que findou, com o acréscimo de todos eles serem inéditos em Portugal (legendados em inglês). É portanto uma oportunidade única de verem o que bom se faz por terras germânicas.


A Sessão de Abertura terá lugar no Goethe Institut com o filme Rhythm is it! de Thomas Grube & Enrique Sánchez Lansch, na próxima Quarta-feira, 2 Feveveiro, às 19h, e contará com a presença do realizador Thomas Grube. Mas o melhor mesmo é que a entrada é gratuita, portanto não deixem de ir espreitar (generosidade alemã).


O restante festival terá lugar no Cinema King com o seguinte programa:


Quinta-feira 03-Fev
17.30 KROKO - Sylke Enders
19.00 BAADER - Christopher Roth
21.30 EN GARDE - Ayse Polat

Sexta-feira 04-Fev
17.30 THE CENTER (doc) / Die Mette - Stanislaw Mucha
19.00 OLGA’S SUMMER / Olgas Sommer - Nina Grosse
21.30 THE MIRACLE OF BERN / Das Wunder von Bern - Soenke Wortmann
00.00 NEXT GENERATION 2004 (9 CURTAS METRAGENS)

Sábado 05-Fev
17.30 EN GARDE - Ayse Polat
19.00 DEVOT- Igor Zaritzki
21.30 HEAD ON - Fatih Akin
00.00 BERLIN BLUES - Leander Haussmann

Domingo 06-Fev
17.30 THE BLIND FLYERS / Die Blindgänger - Bernd Sahling
19.00 THE LEGEND OF RITA / Die Stille Nach Dem Schuss - Volker Schlöndorff
21.30 LOVE IN THOUGHTS / Was Nützt Die Liebe In Gedanken - Achim Von Borries

Segunda-feira 07-Fev
17.30 THE MIRACLE OF BERN / Das Wunder von Bern - Soenke Wortmann
19.00 NEXT GENERATION 2004 (9 curtas metragens)
21.30 OLGA’S SUMMER / Olgas Sommer - Nina Grosse

Terça-feira 08-Fev
17.30 THE LEGEND OF RITA / Die Stille Nach Dem Schuss - Volker Schlöndorff
19.00 IT’S UP TO YOU TO MAKE IT SWING (doc) / Für den schwung sind sie zuständig - Margaret Fuchs
21.30 LEARNING TO LIE / Liegen Lernen- Hendrik Handloegten

Quarta-feira 09-Fev
17.30 THE CENTER (doc) / Die Mette - Stanislaw Mucha
19.00 KROKO - Sylke Enders
21.30 THE EDUKATORS / Die Fetten Jahre sind vorbei - Hans Weingartner

Para terminar deixo-vos com as sinopses daqueles que julgo serem os filmes imperdiveis do Festival, nomeadamente o "The Edukators" (Selecção Oficial de Cannes 2004), o "Head On" (Urso de Ouro de Berlim 2004), o "Love in thoughts" e o "Learning to lie".

Die fetten Jahre sind vorbei (The Edukators)


"Jan, Peter e Jule estão a viver os restos da sua rebeldia juvenil. Une-os a vontade de mudarem o estado do mundo. Jan e Peter tornam-se os Edukators, misteriosos perpetradores que sem violência advertem os ricos que os dias da abundância estão contados. Surgem complicações quando o vulnerável Jule se deixa arrastar pelos dois jovens companheiros. Escolhas irreflectidas tornam-se perigosas. Uma operação falhada, e que nunca fora planeada para ser um rapto, coloca os três jovens idealistas frente a frente com os valores da geração no poder."

Gegen die Wand (Head on)


"Sabe, para por fim à sua vida não precisa de suicidar-se“ sussurra o médico ao ouvido de Cahit que tem 40 anos e está hospitalizado a recuperar de uma tentativa de suicídio. Cahit sabe perfeitamente o que o médico quer dizer com isso: Ele tem que começar uma vida nova. Mesmo que a raiva dentro dele queira continuar a ser anestesiada com álcool e drogas. Sibel, uma jovem bonita com 20 anos, é, tal como Cahit, de origem turca mas ama demasiado a vida para se comportar como uma boa muçulama. Para escapar à prisão que a sua família muito religiosa e muito tradicional criou à sua volta, tenta suicidar-se. Contudo, ele acaba por sobreviver e a única oportunidade que vê para fugir à família é pedir a Cahit que este case com ela. Cahit aceita a proposta, depois de uma hesitação inicial; talvez por saber que com este passo se poderá salvar a si próprio ou talvez apenas para ter a oportunidade de, uma vez na vida, fazer algo de útil. Depois do casamento Cahit e Sabel partilham o mesmo apartamento e pouco mais. Sibel goza em pleno a sua nova liberdade e Cahit continua a ir para a cama com Maren, que mal conhece. Até ao dia em que o amor entra sorrateiramente na vida de Cahit; apaixonado por Sibel, ele volta a ter gosto pela vida e força para continuar em frente. Mas agora já é tarde..."

Was nützt die Liebe in Gedanken (Love in thoughts)


"Existe realmente o apogeu da vida? Günther e Paul estão disso convencidos: eles querem viver – até ao limite e sem compromissos – e esperam o mesmo do amor. Juntamente com a irmã de Günther, Hilde, eles passam o fim-de-semana numa casa de verão, no campo. Paul está fascinado com Hilde e apaixona-se por ela. A princípio parece que os seus sentimentos são correspondidos. Mas Hilde tem muitos amores. Secretamente encontra-se com Hans – antigo namorado de Günther. Com um numeroso grupo de amigos, organizam no jardim uma festa boémia e bem bebida. Quando Hans se vira de repente, desencadeia-se um turbilhão de emoções sem controlo. Alcoolizados com absinto, música e a sede de viver, os quatro jovens são apanhados numa voragem mortal."

Liegen Lernen (Learning to lie)


"Um ângulo novo da vida...
Helmut é um garoto desajeitado, tímido... e um pouco ingénuo sempre que se aproxima das raparigas. Quando finalmente Britta, a mais atraente rapariga do liceu, lhe presta atenção, ele só tem olhos para ela. Inesperadamente, ela anuncia que vai viver para a América com o pai, o que o deixa de rastos. Depois de meses a enviar-lhe cartas, resigna-se a que nunca terá resposta, mas no fundo do coração não se resigna a perdê-la.
Anos mais tarde, Helmut passa de um caso amoroso falhado para o seguinte. Torna-se mais confiante, mas nunca teve consciência de que a dor causada por Britta e o pedestal em que a colocara o tinham incapacitado de vir a proceder da mesma maneira em relação a outra mulher... até Tina. Tina, uma mulher independente e determinada, não acalenta ilusões. Toma Helmut por quem realmente é... , tem-no na mão. Ao fim de dois anos felizes juntos, Tina engravida. Helmut entra em pânico e foge sem mesmo compreender porquê. O que compreende é o ultimatum de Tina... é tudo ou nada e não pode sequer imaginar perdê-la. Resta a Helmut correr para Britta. Dominado pelo sentimento de que há ainda alguma coisa que tem de ser concluída, torna-se imperioso vê-la uma última vez..."

A. Narciso @ terça-feira, fevereiro 01, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer