<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Hora do Cinema 

“5x2” é o novo filme de François Ozon, o consagrado realizador de "8 Mulheres" e "Swimming Pool”, onde se conta a história de um casal (o 2) em vários momentos da sua vida conjunta (o 5).

Em “5x2”, Ozon segue a fórmula de inversão narrativa do chocante "Irreversível", de Gaspar Noé ou do, mais conhecido e influente, "Memento" (2000) de Christopher Nolan, em que o reverso mais radical da acção se cola com a técnica do "flashback". As diferentes etapas são assim apresentadas pela seguinte ordem: a separação, as discussões, o nascimento do filho, o casamento, o encontro.



Tudo o que vem depois da consumação da ruptura, mostrada logo no início do filme, adquire um carácter de determinismo. Porém um dos grandes trunfos do novo filme de Ozon é a capacidade de suscitar nos espectadores um sentimento que contradiz o filme. Ou seja, nós sabemos que o final está longe de ser feliz, mas não conseguimos evitar pensar que tudo vai acabar bem. Existem mesmo momentos em que sorrimos e em que conseguimos sentir a felicidade do casal. E conseguimos “acreditar” que o desfecho podia ter sido outro...

Assim, e como já devem ter depreendido, “5x2” não tem a papinha feita para os espectadores. Terão de ser eles próprios a preencher os muitos silêncios e hiatos emocionais deixados em branco por Ozon. As interpretações de Valeria e Freiss estão simplesmente perfeitas, a fotografia está excelente e a realização é praticamente perfeita com a música de Philippe Rombi a acompanhar magistralmente os vários momentos de silêncio.

Resumindo, “5x2” é um filme forte, alternando momentos violentos (física e psicologicamente), como é o caso da cena do violento epílogo, com o divórcio e a despedida dos corpos, afrontando uma espécie de dolorosa violação e da infidelidade sugerida na própria noite de núpcias, com momentos de extrema beleza e encanto, como é o caso do momento de "coup de foudre" (delicioso) e do casamento em si (tocante, comovente).

Note-se, ainda, a forma extraordinária e subtil como "5x2" mostra a evolução de dois corpos (o peso e a leveza) ao longo de uma relação conjugal. Por tudo isto, em minha opinião, “5x2” é um filme obrigatório.

Boas Sessões!!!

5x2

De: François Ozon
Com: Géraldine Pailhas, Stéphane Freiss, Valeria Bruni-Tedeschi
Género: Dra
FRA, 2004, 90 min.

A. Narciso @ quarta-feira, janeiro 12, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer