<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, janeiro 04, 2005

Hora do Cinema 

A Costa dos Murmúrios realizado por Margarida Cardoso, é uma adaptação do romance homónimo de Lídia Jorge e que aborda um momento ainda doloroso e com muitas feridas abertas da História de Portugal.



O filme arranca com imagens de arquivo dos tempos coloniais da África nossa, coloridas pela música de Simone de Oliveira. Estamos no final dos anos 60 quando Evita (Beatriz Batarda – com um desempenho assombroso) chega a Moçambique para casar com Luís (Filipe Duarte), um estudante de matemática que ali cumpre o serviço militar. Pouco tempo depois de ''abrir os olhos'', Evita percebe que Luís já não é o mesmo que conheceu e que a guerra o transformou num triste imitador do seu capitão, Forza Leal.

Apesar disso, o casal passa bastante tempo com o capitão e com a sua mulher Helena (a quem chamam Helena de Tróia), uma mulher sensual e aparentemente submissa que tenta aproximar-se de Evita e mostrar-lhe as semelhanças que existem entre elas. Pouco depois, os dois militares partem numa missão, que será derradeira e Helena fica prisioneira na sua casa, onde cumpre uma promessa. É ela quem revela a Evita o lado negro de Luís... Perdida num mundo que não é o seu, Evita apercebe-se da violência de um tempo colonial à beira do fim.

Como não há guerras assépticas também esta faz as suas baixas. Entre elas está a morte de um amor que não teve oportunidade de existir e a de um homem que, para Evita desaparecera há muito.

O excelente trabalho fotográfico, de Lisa Hagstrand, e a música de Bernardo Sassetti, ajudam a dar densidade à ambiência, ora etérea, ora negra, deste filme. O resultado é excelente e quase conseguimos sentir o vento quente e súbito que em África se levanta sem avisar. O filme assume a responsabilidade política de apresentar um erro histórico, por detrás da ficção de mulheres tristes, num tempo de acabrunhada amargura. Vale bem a pena ver...

Boas Sessões!!!

A Costa dos Murmúrios

De: Margarida Cardoso
Com: Beatriz Batarda, Carla Bolito, Monica Calle e Filipe Duarte
Género: Dra
POR, 2004, Cores

A. Narciso @ terça-feira, janeiro 04, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer