<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Hora do Cinema 

Hoje venho falar-vos do filme “Maria Cheia de Graça, um filme que ilustra a realidade social colombiana através do relato de uma vida, a de Maria, que poderia ser a de muitos jovens colombianos que, perante a situação do país, procuram desesperadamente fugir da miséria que os rodeia.



Maria cansou-se de olhar para o céu do telhado das casas de uma aldeia colombiana quando se queria afastar do conformismo do namorado, da dependência da avó, da mãe e da irmã... Maria cansou-se da fábrica onde tirava os espinhos às rosas.

Querendo abrir as suas asas e sentindo-se oprimida pela falta de perspectivas de sua vida, Maria desentende-se com o seu chefe, larga o emprego, larga o namorado, de quem está grávida, e resolve arriscar ser uma ''mula da droga'', e viajar até aos EUA com algumas dezenas de cápsulas de heroína no estômago, a troco de uma avultada quantia em dinheiro.

Fazer um filme sobre esta temática sem cair no melodrama ou em falsos moralismos não é tarefa fácil mas Joshua Marston consegue-o com uma história pungente e interpretações convincentes, sóbrias e contidas. Estes são alguns dos factores que ajudam a explicar o facto de este filme ser um verdadeiro fenómeno, em termos de crítica, ganhando o Urso de Prata para Melhor Actriz e o Prémio Alfred Bauer no Festival de Berlim 2004 e o Prémio do Público no Festival de Sundance.

''Maria Cheia de Graça'' foi ainda o vencedor de Melhor Primeiro Filme (Toronto Film Critics, New York Film Critics Circle), Melhor Filme Estrangeiro (Washington Film Critics, Southeastern Film Critics, San Francisco Film Critics Circle) e ainda Filme do Ano 2004 (pela Selecção Oficial do American Film Institute).

Boas Sessões!!!



Maria Cheia de Graça
Título original: Maria Full of Grace
De: Joshua Marston
Com: Catalina Sandino Moreno, Yenny Paola Vega, Virgina Ariza
Classificacao: M/16
Colombia/EUA, 2004, 101 min.

A. Narciso @ sexta-feira, janeiro 28, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer