<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, janeiro 18, 2005

Contos Apátridas 

Enrique de Hériz reuniu neste livro os espanhóis Bernardo Atxaga e José Manuel Fajardo, o colombiano Santiago Gamboa, o mexicano Antonio Sarabia e o chileno Luis Sepúlveda. Um livro onde os autores renunciam às suas pátrias tradicionais para criar as novas pátrias da liberdade e da imaginação através de cinco histórias radicalmente distintas.

Todos os contos são francamente de bom nível, mas tenho de destacar o conto “O Homem que Amava nos Aeroportos”, de Santiago Gamboa (coloquei aqui uma passagem do mesmo no post “One Way Ticket”) e o conto “O Anjo Vingador”, de Luís Sepúlveda (este último, integralmente passado nas ruas de Hamburgo, com participação portuguesa).

Pela agradável leitura que nos proporciona, pela inovadora premissa que levou à sua criação e pelos pensamentos que se escondem nas suas páginas, recomendo vivamente a leitura deste livro.

Para terminar deixo apenas uma breve biografia dos cinco autores mencionados:

Bernardo Atxaga (Asteasu, Guipuscoa, 1951), o mais conhecido dos escritores bascos contemporâneos, obteve em 1989 o Prémio Nacional de Literatura, em Espanha, com o romance “Obabakoak”.

José Manuel Fajardo (Granada, 1957) deu-se a conhecer com o livro “Carta do Fim do Mundo” (publicado em Portugal pela Teorema).

Santiago Gamboa (Bogotá, 1965) tem publicado em Portugal (edições Asa) o seu romance “Perder é uma questão de Método”.

Antonio Sarabia (Cidade do México, 1944) tem traduzido para português o seu livro “Os Convidados do vulcão” (Europa-América).

Luís Sepúlveda (Ovalle, Chile, 1949) tem toda a sua obra publicada em Portugal, desde o seu livro mais sonante (“O Velho que Lia Romances de Amor”) até à sua obra mais recente (“Uma História Suja”).

Boas Leituras!!!

A. Narciso @ terça-feira, janeiro 18, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer