terça-feira, janeiro 18, 2005
Contos Apátridas

Todos os contos são francamente de bom nível, mas tenho de destacar o conto “O Homem que Amava nos Aeroportos”, de Santiago Gamboa (coloquei aqui uma passagem do mesmo no post “One Way Ticket”) e o conto “O Anjo Vingador”, de Luís Sepúlveda (este último, integralmente passado nas ruas de Hamburgo, com participação portuguesa).
Pela agradável leitura que nos proporciona, pela inovadora premissa que levou à sua criação e pelos pensamentos que se escondem nas suas páginas, recomendo vivamente a leitura deste livro.
Para terminar deixo apenas uma breve biografia dos cinco autores mencionados:
Bernardo Atxaga (Asteasu, Guipuscoa, 1951), o mais conhecido dos escritores bascos contemporâneos, obteve em 1989 o Prémio Nacional de Literatura, em Espanha, com o romance “Obabakoak”.
José Manuel Fajardo (Granada, 1957) deu-se a conhecer com o livro “Carta do Fim do Mundo” (publicado em Portugal pela Teorema).
Santiago Gamboa (Bogotá, 1965) tem publicado em Portugal (edições Asa) o seu romance “Perder é uma questão de Método”.
Antonio Sarabia (Cidade do México, 1944) tem traduzido para português o seu livro “Os Convidados do vulcão” (Europa-América).
Luís Sepúlveda (Ovalle, Chile, 1949) tem toda a sua obra publicada em Portugal, desde o seu livro mais sonante (“O Velho que Lia Romances de Amor”) até à sua obra mais recente (“Uma História Suja”).
Boas Leituras!!!