<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, dezembro 03, 2004

XV Edição do GALP JAZZ - Em Cartaz 

É já no próximo dia 11 que Lisboa recebe um verdadeiro encontro de gigantes do Jazz contemporâneo. Lado a lado estarão Mulgrew Miller, um dos pianistas mais requisitados no meio jazzístico de Nova Iorque, e Steve Nelson. Estou a falar-vos do XV edição do GALP JAZZ a realizar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

Também o jazz português estará presente nesta noite, que se espera mágica para todos os amantes do Jazz, através do Sexteto de Jazz da ESMAE. Este grupo integra o saxofone alto de João Guimarães, o saxofone tenor de Zé Pedro, a guitarra de Luís Eurico Costa, o piano de Aurélien Lima, o contrabaixo de Rui Leite e a bateria de João Cunha.

Os bilhetes variam entre os 7,5 Eur (2º balcão) e os 25 Eur (1ª plateia) e podem ser adquiridos nos lugares habituais ou mesmo online, através do site do CCB.

Com Votos de um Bom Espectáculo deixo-vos com uma breve biografia de Mulgrew Miller e Steve Nelson.

Mulgrew Miller



”Mulgrew Miller é um dos pianistas mais requisitados no meio jazzístico de Nova Iorque e tem vindo a estabelecer-se como um dos mais cotados a nível internacional, sendo-lhe creditadas influências de pianistas como McCoy Tyner e Wynton Kelly.

Nascido no Estado do Mississipi, em 1955, Miller iniciou a aprendizagem do piano aos seis anos de idade e ficou definitivamente marcado pela música de Oscar Peterson, que o fez desejar ser pianista de jazz e passou a adoptar como referência.

Com os professores certos, onde se incluem o recentemente falecido James Williams e Donald Brown, Miller foi orientado para a audição dos melhores jazzmen e acabou a tocar em algumas das formações/escolas mais importantes do jazz: a orquestra de Duke Ellington, então dirigida por Mercer Ellington, os Jazz Messengers, de Art Blakey, o quinteto de Woody Shaw e o grupo da cantora Betty Carter.

Não deixa de ser notável que Mulgrew Miller, que tem gravado com todos os grandes nomes do jazz, seja o segundo pianista presente em maior número de discos (400!), sendo ultrapassado apenas por Kenny Barron... Como líder, o seu primeiro registo data de 1985.”

Steve Nelson



”A actividade profissional de Steve Nelson teve início por volta dos 20 anos e logo com um dos grandes nomes da guitarra jazz, o lendário Grant Green...

Nascido em 1954, em Pittsburgh, Nelson cedo se mudou para Nova Iorque e aí começou a gravar com músicos como James Spaulding (1976), e Kenny Barron (1980). Depois de concluídos os estudos na Rutgers University, o vibrafonista gravou com Bobby Watson (1983), tendo posteriormente começado a tocar com músicos como Mulgrew Miller, Ray Drummond, Donald Brown e Geoff Keezer.

Entre 1994 e 1997, Steve Nelson fez parte do quarteto de Dave Holland e desde este último ano que integra o quinteto e orquestra deste contrabaixista, fazendo igualmente parte do quinteto do lendário pianista George Shearing, o qual actuou no Estoril Jazz em 1995.

Como líder, Nelson gravou o seu primeiro registo discográfico em 1987, «Communications», tendo gravado, como sideman, com Kenny Barron, Mulgrew Miller, Lewis Nash e Jackie McLean, entre outros.”

Bom Fim de Semana!

A. Narciso @ sexta-feira, dezembro 03, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer