quarta-feira, novembro 17, 2004
Mundo do Fim do Mundo

Mundo do Fim do Mundo é um livro que se passa a dois tempos: as lembranças da adolescência do narrador, que aos 16 anos aproveitou as férias de verão para acompanhar a caça às baleias na Patagônia; e o presente do jornalista exilado que participa activamente da defesa dos ideais ecológicos.
O protagonista (e narrador) deste livro parece ter sido construído à imagem e à semelhança do próprio Luis Sepúlveda: também ele é chileno, também ele é exilado político na Alemanha, também ele é jornalista e defensor do meio ambiente, também ele é viajante incansável, apreciador de vinhos, amizades, bons pratos e longas conversas.
Quando o protagonista recebe a informação do extermínio ilegal de populações de baleias na Patagônia e na Terra do Fogo, tem início uma aventura prodigiosa que o faz regressar ao seu país natal e recuperar os sonhos juvenis que deixou para trás. Uma viagem sentimental, carregada de emoção e suspense, através do tempo e dos mares do sul. Aí ele vai conhecer personagens extraordinários e vai descrevendo, com uma força impressionante, as magníficas paisagens do mundo do fim do mundo - a Patagônia.
Boas Leituras!